quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

ACUSADOS DE ASSALTO NA AVENIDA SAN MARTIN SÃO PRESOS NA RUA LÍDIO DOS SANTOS NA FAZENDA GRANDE DO RETIRO

26.01.2011 - Homem e adolescente são presos por assalto e disparo contra dona de mercado

Os dois foram surpreendidos por policiais da 4ª DP na rua Lídio dos Santos, na Fazenda Grande do Retiro

Um adolescente de 16 anos e um homem identificado como Fabiano Santos foram presos na noite de terça-feira (25), por policiais da 4ª Delegacia (São Caetano), acusados de terem assaltado um mercado na avenida San Martin e baleado a dona do estabelecimento na virilha.
Segundo informações da delegada Claudenice Cerqueira, da Delegacia do Adolescente Infrator (DAI), em Brotas, para onde o jovem foi encaminhado, os policiais fizeram diligências nos bairros próximos em busca dos assaltantes e conseguiram chegar aos acusados após denúncias anônimas. Os dois foram surpreendidos na rua Lídio dos Santos, na Fazenda Grande do Retiro.
Ainda de acordo com Cleunice, a vítima do assalto reconheceu os bandidos. O adolescente será encaminhado para a Promotoria da 2ª Vara da Infância e Juventude. Já Fabiano ficará preso na 4ª DP.

http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/policia-encontra-corpos-de-homens-mortos-ha-mais-de-dois-dias/

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

HOMEM É ENCONTRADO COM SACO NA CABEÇA PRÓXIMO AO VIADUTO DO BOM JUÁ

25.01.2011

Um corpo de um homem foi encontrado na BR-324 na tarde desta terça-feira (25), próximo ao viaduto de Bom Juá, com um saco na cabeça. As investigações estão sob responsabilidade da 11ª Delegacia de Polícia (Tancredo Neves).


http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/policia-encontra-corpos-de-homens-mortos-ha-mais-de-dois-dias/

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

EVENTO CONTRA VIOLÊNCIA E PELA PAZ NA FAZENDA GRANDE DO RETIRO QUER REUNIR MILHARES DE PESSOAS NA MELO MORAIS FILHO


Logomarca do evento
Traga sua camisa branca que imprimiremos gratuitamente.
 Ante a escalada da violência no bairro, algumas pessoas se reuniram para fazer alguma coisa no sentido de demonstrar a insatisfação com essa situação, desse modo  está marcada para 31 de janeiro as 19 horas, na sede da Empresa Gráfica da Bahia,  uma reunião com várias lideranças com o fim de tomar uma posição acerca dos ocorridos, bem como construir uma atividade de massa contra a violência e pela paz na Fazenda Grande do Retiro, uns falam em caminhada, outros falam em um show, mas todos são unanimes quanto a necessidade de realização de um atividade pela paz, ante o quadro alarmante da violência no bairro. A finalidade deste " embrião de movimento" é buscar uma maior intervenção do governo no sentido de realizar políticas públicas de inclusão social no bairro como cursos profissionalizantes, telecentros comunitários, apoio e realização de atividades culturais voltadas para juventude, transformação das escolas do bairro em escolas de tempo integral, agilização do processo de construção da prometida área de lazer etc. A próxima reunião será realizada na quarta feira dia 31/01/2010, as 19 horas, no auditório da Empresa Gráfica da Bahia. Participe essa é uma luta de todos e para todos! Mande um e-mail para fgretiro@hotmail.com apoiando a iniciativa e garantindo a sua presença nessa caminhada.
Foto de alguns participantes da reunião


SETE ASSASSINATOS NA FAZENDA GRANDE DO RETIRO NO MÊS DE JANEIRO DE 2010 MOSTRA A ESCALADA DA VIOLÊNCIA NO BAIRRO

23/01/2010

Leidian Carvalho Lima, 25 anos, é assassinado na Rua do Calafate, Fazenda Grande do Retiro



http://www.rmsnoticias.com.br/home/104-destaques/3431-rio-de-sangue-30-mortos-no-fim-de-semana-na-rms.html

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

AUMENTA PARA SEIS O NÚMERO DE ASSASSINATOS NA FAZENDA GRANDE DO RETIRO NO MÊS DE JANEIRO DE 2011

23.01.2011 - Homem é morto enquanto bebia em bar na Fazenda Grande do Retiro

Ele atingido por diversos disparos de arma de fogo e morreu no local, antes mesmo de ser socorrido
Redação CORREIO

Luciano Franco de Oliveira, de 29 anos, foi morto por volta das 6h40 deste domingo (23), na Rua São Geraldo, no bairro Fazenda Grande do Retiro, em Salvador. Ele estava bebendo em um bar na Rua São Geraldo, onde foi atingido por diversos disparos de arma de fogo.
A vítima, que morava no Jardim Cruzeiro, morreu no local, antes mesmo de ser socorrido.
http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/homem-e-morto-enquanto-bebia-em-bar-na-fazenda-grande-do-retiro/

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

MORADOR DA FAZENDA GRANDE É ACUSADO DE TRÁFICO DE DROGAS E DE MATAR RIVAL

19.01.2011 - Polícia prende traficante acusado de matar rival no Retiro
Segundo Humberto disse em depoimento, Rodrigo já havia batido nele até deixá-lo em coma certa vez


Traficante foi preso em São Caetano Foto: Almiro Lopes/CORREIO
Um traficante foi preso nesta quarta-feira (19) acusado de assassinar um homem e tentar matar outro no final do ano passado, segundo informações da 4ª Delegacia (São Caetano). Humberto Santos Gomes, 25 anos, confessou os dois crimes.
Segundo informações do Serviço de Inteligência da 4ª CP, Humberto e Rodrigo Teodoro dos Santos, 24 anos, eram traficantes rivais e tinham uma rixa. Segundo Humberto disse em depoimento, Rodrigo já havia batido nele até deixá-lo em coma certa vez.
Na última semana, Paulo chegou a ser preso pela 11ª Delegacia por tráfico de drogas. Ele foi liberado e reencontrou, no Retiro, Rodrigo ao lado de Paulo de Oliveira Pereira e abriu fogo contra os dois. Paulo não tinha passagem pela polícia. Rodrigo morreu na hora e Paulo, baleado, sobreviveu.
De acordo com a 4ª Delegacia, Humberto era traficante na região da Divineia, mas saiu de lá por conta de rivalidade com outras quadrilhas e foi viver em Fazenda Grande.

http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-3/artigo/policia-prende-traficante-acusado-de-matar-rival-no-retiro/

domingo, 16 de janeiro de 2011

SOBE PARA QUATRO O NÚMERO DE HOMICÍDIOS NA FAZENDA GRANDE DO RETIRO NA PRIMEIRA QUINZENA DE JANEIRO DE 2011

16.01.2011 -  Homem é morto na Fazenda Grande do Retiro


O agente plantonista da 4ª Delegacia (São Caetano), responsável pela investigação do caso, não passou mais detalhes
Redação CORREIO

Hernandes de Oliveira Chagas, de idade não informada, foi morto na noite de domingo (16), na rua Eduardo Silva e Lima, na Fazenda Grande do Retiro, segundo informações do boletim da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP), publicada na manhã de hoje.
O agente plantonista da 4ª Delegacia (São Caetano), responsável pela investigação do caso, não passou mais detalhes, como identidade da vítima, ou como Hernandes foi morto, e se têm informações sobre a autoria e motivo.
http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/homem-e-morto-na-fazenda-grande-do-retiro/

16/01/2010 - Homem é morto e outro baleado na Fazenda Grande do Retiro


Dois homens foi baleados, na noite deste sábado (15), na Fazenda Grande do Retiro. O crime ocorreu na Rua Eduardo Silva e Lima, por volta das 21h43. Segundo informações da 4ª Delegacia, as vítimas foram levadas para o Hospital Geral do Estado (HGE). Hernandes de Oliveira Chagas chegou na unidade sem sinais vitais e Reginaldo Silva Coutinho, foi atendido com vida. A polícia desconhece a autoria do crime
http://aratuonline.com.br/noticia/57504,homem-e-morto-e-outro-baleado-na-fazenda-grande-do-retiro.html

MORADOR DA FONTE DO CAPIM NA FAZENDA GRANDE DO RETIRO TENTA ASSALTAR ÔNIBUS E É ESPANCADO POR PASSAGEIROS

14/1/2011 - Permanece internado assaltante de ônibus que apanhou de passageiros
REDAÇÃO DO ITAPOAN ON LINE
Permanece internado em estado grave no Hospital Geral do Estado (HGE), Wallace Souza Fonseca, de 21 anos, espancado por passageiros de um ônibus na noite desta quinta-feira (13), no Largo da Calçada. O jovem, armado com uma peixeira, tentou assaltar o coletivo, mas foi surpreendido com a reação dos passageiros. Uma guarnição da Polícia Militar interveio na confusão e conteve os populares.
Com graves ferimentos, principalmente na cabeça, Wallace, morador da Rua Fonte do Capim, transversal da Avenida San Martin, foi conduzido ao HGE. Os policiais apreenderam a arma usada pelo assaltante e também uma porção de maconha, apresentando-as na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), na Baixa do Fiscal.
O delegado plantonista Djalma Napoleão ouviu as testemunhas da tentativa de assalto, a maioria formada por passageiros do ônibus, que se deslocavam para a festa no bairro do Bonfim. Wallace não conta com passagens pela DRFR.
http://www.itapoanonline.com/main/plantao/noticia.aspx?nid=117051

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

NEM CRIANÇA ESCAPA DA VIOLÊNCIA NA FAZENDA GRANDE DO RETIRO

13.01.2011 - Menina de 5 anos é baleada em tiroteio na Fazenda Grande do Retiro

Testemunhas disseram que tiroteio foi iniciado por traficante da região

Uma menina de cinco anos foi atingida por uma bala perdida no final da tarde desta quinta-feira (13) no bairro de Fazenda Grande do Retiro, segundo informações da 9ª Companhia Independente de Policia Militar (CIPM).
Sofia Bitencourt foi baleada na coxa esquerda quando estava na porta de casa na rua Melo Morais. Segundo testemunhas disseram à 9ª CIPM, a criança foi atingida em meio a uma troca de tiros iniciada por uma traficante da região conhecido como Neto, que está sendo procurado pela polícia.
O tiro causou uma fratura na perna da menina, que foi socorrida ao Hospital Ernesto Simões pela mãe, escoltada por uma viatura da 9ª CIPM. A menina está internada no hospital.
http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/menina-de-5-anos-e-baleada-em-tiroteio-na-fazenda-grande-do-retiro/

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

TRÊS HOMICÍDIOS EM MENOS DE UMA SEMANA VAI AGRAVANDO A VIOLÊNCIA NA FAZENDA GRANDE DO RETIRO NO INÍCIO DE 2011

11.01.2011 - Homem sofre tentativa de homícidio em Fazenda Grande do Retiro
A vítima tem 21 anos e está no centro cirúrgico do Hospital Ernesto Simões Filho

Um homem sofreu uma tentativa de homicídio nesta terça-feira (11), na Rua Armando Torres, em Fazenda Grande do Retiro por volta 15h30.
De acordo com informações da Central de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Centel), Marcos Antônio Melo Gomes, de 21 anos, estava sentado na frente da casa onde mora com a irmã, quando 2 homens em uma moto passaram atirando. Marcos, que responde por cerca de 10 homícidios, foi baleado nas costas, no tórax, no braço e na perna.
A vítima foi socorrida para o Hospital Ernesto Simões Filho, no bairro do Pau Miúdo. A 4ª Delegacia (São Caetano) que investiga o caso declarou que os agentes já estão no local.
http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/homem-sofre-tentativa-de-homicidio-em-fazenda-grande-do-retiro/
http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=5672361


12/1/2011 - Traficante é assassinado após matar rival

Duas pessoas em uma moto, diversos disparos e mais um jovem é morto em Salvador. Marcos Antônio Gomes, de 22 anos, tinha uma vida perigosa, envolvido com o tráfico de drogas e em diversos assassinatos. De acordo com informações de policiais da 4ªDelegacia, de São Caetano, a vítima estava com amigos quando foi alvejada por disparos de arma de fogo, na noite desta terça-feira (11), no bairro de Fazenda Grande do Retiro.
Segundo agentes, o rapaz teria assassinado Jodailson Costa dos Santos, neste último sábado (8). O crime foi cometido com requintes de crueldade. Marcos teria disparado 20 tiros contra Jodailson, que morreu no local. A 4ªDelegacia, que investiga o caso, já ouviu familares de Marcos e já tem suspeitos.
http://www.itapoanonline.com/main/plantao/noticia.aspx?nid=116793

MILITARES TROCAM TIROS NA JAQUEIRA DO CARNEIRO NA REGIÃO SUDESTE DA FAZENDA GRANDE DO RETIRO

10/1/2011 - Troca de tiros causa dois acidentes na BR-324

As pessoas que passaram pela BR-324, Salvador sentido Feira da Santana, na tarde desta segunda-feira(10), se depararam com uma cena inacreditável. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma troca de tiros envolvendo policiais militares mudou o cenário na Jaqueira do Carneiro. Devido a este fato, dois acidentes foram registrados na BR. O primeiro foi um engavetamento envolvendo cinco veículos e outro, mais tarde, com mais dois carros.
A PRF informou que o problema ocasionado pelos dois acidentes não interfere no trânsito. Mas, o tráfego no local está começando a ficar intenso, sem congestionamento.
http://www.itapoanonline.com/main/plantao/noticia.aspx?nid=116605

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

ÔNIBUS DA LINHA PERO VAZ/ITAIGARA É ASSALTADO

10/01/2011 - Ônibus coletivo é assaltado no bairro da Fazenda Grande


No inicio da manhã desta segunda-feira(10), um ônibus foi assaltado na Fazenda Grande do Retiro. De acordo informações com a Central de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Centel), o ônibus fazia linha Pero Vaz-Itaigara. O cobrador e passageiros foram saqueados. Há quantia levada pelo bandido não foi revelada. Ninguém ficou ferido. O caso está sendo investigado pela polícia.

http://www.classepolitica.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4051&catid=17&Itemid=13

POLÍCIA PRENDE TRAFICANTES E APREENDE UM PÉ DE MACONHA NO ALTO DO PERÚ NA FAZENDA GRANDE DO RETIRO

09.01.2011 - Rondesp prende traficantes e apreende pé de maconha no Alto do Peru
Os policiais faziam incursões de rotina, quando chegaram na localidade do Barro Branco, conhecido ponto de drogas, e os acusados tentaram fugir, mas foram rendidos
Redação CORREIO

Três guarnições da Rondesp da Polícia Militar efetuaram, além da apreensão de 73 trouxas de maconha, 65 pedras de crack, 21 trouxas de cocaína e um pé de maconha, com um metro e meio de altura, a prisão de dois traficantes: Leandro Silva da Cruz, 18 anos, e Leno Silva de Santana, de 26 anos.
Segundo informações da polícia, a ação ocorreu na manhã deste domingo (9), às 10h30, no Alto do Peru. Os policiais faziam incursões de rotina, quando chegaram na localidade do Barro Branco, conhecido ponto de drogas, e os acusados tentaram fugir, mas foram rendidos. Leandro e Leno foram encaminhados à Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes, no Vale dos Barris, para lavratura do flagrante.
http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/rondesp-prende-traficantes-e-apreende-pe-de-maconha-no-alto-do-peru/
http://www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=69944
Foto: http://www.fgretiro.tk/

sábado, 8 de janeiro de 2011

FAZENDA GRANDE DO RETIRO REGISTRA EM SEU TERRITÓRIO O 1º ASSASSINATO EM 2011

07.01.2011 - Homem é morto a tiros na Fazenda Grande do Retiro
A vítima tinha 23 anos
REDAÇÃO CORREIO

Um homem foi morto a tiros nesta sexta-feira (07) na Rua Dom Pedro Araújo, próximo a Igreja Evangélica Tanque de Siloeno, no bairro de Fazenda Grande do Retiro, em Salvador.
Segundo informações da Central de Telecomunicações de Policias Civil e Militar (Centel), Luis Fernando Sena Lopes, de 23 anos foi morto por volta das 19 horas.
A 4ª Delegacia ( São Caetano) que investiga o caso, relatou que corpo ainda se encontra no local, e que o guia de remoção foi solicitado por volta das 20h40. Ainda segundo a polícia, o irmão da vítima que se encontrava no local do crime declarou que o irmão era usuário de drogas.
A Delegada Plantonista Ana Rosa de Andrade afirmou que a possível causa do crime seria dívida da vítima com o tráfico de drogas, e que o irmão vai dar depoimento sobre o crime amanhã pela manhã.
http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/homem-e-morto-a-tiros-na-fazenda-grande-do-retiro/

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

VIOLÊNCIA NA FAZENDA GRANDE DO RETIRO EM 2010: 26 ASSASSINATOS

A VIOLÊNCIA NO BAIRRO DE FAZENDA GRANDE DO RETIRO, SALVADOR, BAHIA, NO ANO DE 2010

A partir de série postagens do blog www.fgretiro.tk, iniciativa do Centro Socio-cultural 1º de Maio e do  Grupo Cultural 1º de maio, com informações compiladas de sites de notícias da internet, apresentamos um levantamento das ocorrências policiais que relacionaram crimes, mortes, homicídios, violência etc, ao bairro de Fazenda Grande do Retiro, visando formar um dossiê sobre a violência neste bairro para responder a seguinte questão: a Fazenda Grande do Retiro é um bairro violento?

Os fatos aqui reunidos foram encontrados nos sites cujos os links estão abaixo do respectivo conteúdo, demonstrando as fontes e a responsabilidade pelas informações utilizadas.  Sabemos das limitações desse pequeno relatório onde estão relacionados apenas os incidentes considerados mais graves, além do mais, também não constam outras ocorrências tidas como violentas (brigas, assaltos, lesões corporais etc) uma vez que estas não foram publicadas na internet. Mas, dessa amostragem significativa podemos afirmar com convicção que a  Fazenda Grande do Retiro no ano de 2010 registrou 26 pessoas assassinadas por arma de fogo, 12 tentativas de homicídio, a maioria das vítimas com faixa etária entre 19 e 25 anos de idade.

“Desconfiança, medo, ansiedade e instabilidade emocional são sentimentos de quem anda pelas ruas de Salvador, principalmente quem mora em bairros considerados mais violentos da cidade. (...) Mas, nesses bairros, onde as estatísticas apontam grande número de ocorrências, o clima é de pavor, e as pessoas não querem sequer ser identificadas quando desabafam os seus temores”.(...)

“Fico muito preocupada com meus netos que estão ficando adolescentes. Se pudesse eu me mudaria daqui para um lugar melhor para eles. Mas infelizmente a casa é própria e se vender o dinheiro não vai dar para um lugar melhor que este”, desabafou a costureira Inácia dos Santos Ferreira, 62 anos, moradora de São Caetano." (Noemi Flores VIOLÊNCIA NOS BAIRROS: Sob fogo cruzado http://www.tribunadabahia.com.br/news_busca.php?idAtual=49478&cWord=fazenda%20grande, 01/06/2010)

Ante ao número de ocorrências violentas urge ações do poder público, das organizações da sociedade civil do bairro e da cidade, ações verdadeiras para tentar coibir a escalada da violência, que já chega a níveis insuportáveis. “Não sendo uma fatalidade , mas um fenomeno produzido socialmente é possível formular políticas públicas em direção à violência estrutural, desde que envolvendo os segmentos sociais interessados por meio da participação democrática... liderar ações específicas, intersectoriais e de militância cidadã, buscando promover qualidade de vida, ambiente saudável, incorporação de direitos e superação de processos de dominação de exclusão e de violência fisica, moral e emocional” In Monica Nunes e Jairlam Silva Paim. Um estudo etno-epidemiológico da violencia na cidade de Salvador . Bahia, Brasil: os atos de extermínio como objeto de análise. http://www.scieto.br/pdf/csp/v21n2/12.pdf

JANEIRO

07/01/2010 – Quarta-feira - Noite
Agson Daniel da Silva, de 19 anos, é vítima de uma tentativa de latrocínio (roubo seguido de morte), o jovem estava com amigos no momento em que foi abordado por dois assaltantes. O grupo reagiu à abordagem e o jovem foi atingido por tiros no braço, peito e costas.
Fontes:
http://www.tribunadabahia.com.br/news_busca.php?idAtual=35493&cWord=fazenda%20grande

09.01.2010 – Sábado – Tarde
Um homem não identificado, aparentando 25 anos, é assassinado a facadas, com golpes no pescoço. Não há informações sobre a identidade do assassino e a autoria do crime.
Fontes:
http://correio24horas.globo.com/noticias/noticia.asp?codigo=46644&mdl=29

10.01.2010 - Domingo - Noite
Ederivaldo Ribeiro Brotas Neto, 16 anos, é assassinado com dois tiros. O crime aconteceu na rua da Fraternidade na localidade conhecida como Novo Marotinho. Policiais informaram que foram encontradas pequenas porções de maconha no bolso e mão direita do adolescente, os tiros atingiram Ederivaldo na região do tórax. Ele não chegou a ser conduzido para nenhuma unidade de saúde. Não há nenhuma informação sobre a autoria do crime, acreditam que o adolescente era envolvido com a venda de drogas.
Fontes:
http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-4/artigo/adolescente-de-16-anos-e-assassinado-na-fazenda-grande/

16/01/2010 - Sábado - Manhã
Natanael Messias de Jesus, de 35 anos, é assassinado. A vítima foi baleada em diversas partes do corpo e morreu antes que pudesse ser socorrida a um hospital. A autoria e a motivação do crime permanecem desconhecidas.
Fontes:
http://www.tribunadabahia.com.br/news_busca.php?idAtual=36502&cWord=fazenda%20grande

30.01.2010 – Sábado - 19h30
Uma mulher não identificada, aparentando 22 anos é morta. O corpo da vítima, é encontrado próximo à Escola Dom Avelar, na Travessa Lídio dos Santos.
Fontes:
http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-4/artigo/centel-registra-dois-assassinatos-no-inicio-da-noite-de-sabado/

30.01.2010 - Sábado
Jovem, identificado como “Coli” é morto durante uma ação policial.
Fontes:
http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-4/artigo/manifestantes-protestam-por-morte-de-jovem-em-faz-grande-do-retiro/

31/01/2010 – Domingo - Madrugada
A Central de Telecomunicações das polícias Civil e Militar (Centel) registra um homicídio na Fazenda Grande do Retiro, o nome da vítima não foi divulgado.
Fontes:
http://www.tribunadabahia.com.br/news_busca.php?idAtual=38126&cWord=fazenda%20grande

FEVEREIRO

01/02/2010 - Segunda
A Central de Telecomunicações das polícias Civil e Militar (Centel) registra uma tentativa de homicídio neste bairro.
Fontes:
http://www.tribunadabahia.com.br/news_busca.php?idAtual=38218&cWord=fazenda%20grande

01/02/2010 -Segunda-feira - Tarde
A população queimou pneus e atirou entulho nas ruas do bairro para impedir o fluxo de veículos e chamar a atenção das autoridades públicas. Agentes de trânsito, unidades do Corpo de Bombeiros e policiais militares foram deslocados para a região para tentar controlar a situação.
Fontes:
http://www.tribunadabahia.com.br/news_busca.php?idAtual=38282&cWord=fazenda%20grande

02/02/2010 – Terça-feira
Adilson é preso na Fazenda Grande do Retiro, em seu poder foram encontrados dez cartuchos de fuzil calibre 7.62. Ele foi enquadrado no artigo 16, do Estatuto do Desarmamento.
Fontes:
http://www.tribunadabahia.com.br/news_busca.php?idAtual=38411&cWord=fazenda%20grande

19/02/2010 - Sexta-feira - 11h
Um homem não identificado é baleado no rosto e no tórax quando estava na porta de casa e morre antes que pudesse ser socorrido a um hospital. O jovem Diogo Pacheco da Silva, de 19 anos, foi baleado na boca e socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE) em estado grave. Fatos registrados durante um tiroteio ocorrido nesta sexta-feira (19) na Rua Fonte da Bica, no bairro de Fazenda Grande do Retiro, em Salvador.
Fontes:
1.http://www.tribunadabahia.com.br/news_busca.php?idAtual=39817&cWord=fazenda%20grande
2.http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-4/artigo/homem-morre-e-jovem-e-baleado-em-troca-de-tiros-na-fazenda-grande/

19.02.2010 -Sexta-feira - Manhã
Márcio Silva Lima é baleado no rosto e no tórax quando estava na porta de casa na na rua Melo Moraes Filho. Evandro Silva Lima, irmão de Marcio também é atingido no mesmo local no início dessa madrugada.
Fontes:
http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-4/artigo/homem-e-baleado-no-rosto-e-no-peito-na-porta-de-casa-na-fazenda-grande/

MARÇO

Sem ocorrências na Internet.

ABRIL

01/04/2010 - Quinta-feira - 01h
Ivanildo da Silva Conceição, de 24 anos, e Cleidson dos Santos Oliveira, de 30 anos, são assassinados a tiros na na Terceira Travessa Pio Duarte Mendes neste bairro.
Segundo informações de agente da 4ª Delegacia (São Caetano), as vítimas eram envolvidas com o tráfico de drogas.
Fontes:
http://www.tribunadabahia.com.br/news_busca.php?idAtual=43786&cWord=fazenda%20grande

02/04/2010 – Sexta-feira(santa)- Tarde
Grasiele Santana dos Santos, 16 anos, é assassinada a tiros disparados por três homens que passaram atirando, o fato aconteceu em frente à igreja católica, na Vila Natal.
Ninguém soube explicar como ocorreu o crime, parentes da vítima negaram que ela tenha envolvimento com o tráfico de drogas. Não há pistas dos suspeitos. A jovem foi atingida nas próximidades de sua residência com vários tiros na região da cabeça e no braço, em frente à igreja São Lucas. Grasiele era muito conhecida na comunidade. Morava aqui desde pequena. Não tinha rixa com ninguém e estudava no Colégio Municipal Quinze de Outubro”, esclareceu o tio.
Fontes:
1.http://www.tribunadabahia.com.br/news_busca.php?idAtual=43864&cWord=fazenda%20grande
2.http://www.tribunadabahia.com.br/news_busca.php?idAtual=43872&cWord=fazenda%20grande

15.04.2010 - Quinta-feira - 12h30
Cláudio Márcio Rêgo de Castro, de 27 anos, é assassinado por vários disparos de arma de fogo, o crime aconteceu na rua Lourival Alves, atrás do Sesi. O homem morreu na hora.
Fontes:
http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-4/artigo/homem-e-assassinado-com-varios-tiros-em-fazenda-grande-do-retiro/

MAIO

31/05/2010 – Segunda-feira
Erivelto Oliveira dos Santos, de 17 anos, é baleado e morto na Ladeira do Cacau, em São Caetano, quando dois homens em uma moto atiraram contra ele que seria traficante na Vila Natal, neste bairro. A estudante Maiane Martins do Nascimento, de 12 anos, também foi ferida na coxa durante o tiroteio.
Fontes:
www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=49344

JUNHO

11/06/2010 - Sexta-feira - Tarde
Fábio José das Mercês Teles, é preso, acusado de realizar juntamente com José Adílio Oliveira dos Santos diversas saidinhas bancárias na capital baiana, foram presos em flagrante depois de roubarem uma senhora na Pituba, Fábio conseguiu fugir, mas foi recapturado horas depois dentro do carro usado no crime neste bairro onde é morador. Nenhum dos dois tinham passagem pela polícia - um trabalhava como motoboy e o outro como despachante. Eles responderão por roubo.
Fontes:
1.http://www.tribunadabahia.com.br/news_busca.php?idAtual=50421&cWord=fazenda%20grande
2. www.correio24horas.com.br/.../dois-homens-sao-presos-em-flagrante-apos-saidinha-bancaria-na-pituba/

12/06/2010 - Sábado
Oscar Correia Santos, de 45 anos é assassinado com diversos tiros .
Fontes:
http://www.tribunadabahia.com.br/news_busca.php?idAtual=50484&cWord=fazenda%20grande

18/06/2010 - Sexta-feira - 21h
Roberto Lemos Santos, de 25 anos, é assassinado na morto em frente ao supermercado G Barbosa, na Rua Melo Morais Filho, a vítima foi baleada em diversas partes do corpo e morreu antes que pudesse ser levada a um hospital.Não há indícios que comprovem a autoria ou a motivação do crime.
Fontes:
http://www.tribunadabahia.com.br/news_busca.php?idAtual=51106&cWord=fazenda%20grande

24/06/2010 - Quarta-feira - 22h30
Willian Ferreira dos Santos, 18 anos, estudante, é morto a tiros enquanto comemorava o São João no bairro. Segundo testemunhas, o rapaz estava na rua Dr. Pedro Araújo, onde acontecia uma festa junina, quando quatro policiais da Rotamo saíram da viatura (JJE-2951) atirando, atingindo-o com um tiro nas costas. Willian chegou a ser socorrido, mas não resistiu e morreu a caminho do Hospital Ernesto Simões. Ele era pai de um menino de 10 meses e não tinha passagens pe la polícia.
O crime deixou os moradores da localidade revoltados. Eles se queixam da atuação da polícia na região. “Quando os policiais descemaqui é assim. Se não matam, acabam agredindo pessoas inocentes”, comentou um senhor que preferiu não se identificar com medo de represálias.
Segundo os vizinhos, Willian era um rapaz de boa índole e que não se metia em confusões.
De acordo com a Polícia Civil, até o momento, não foram encontrados indícios que comprovema autoria e a motivação do crime.
Já na PM, ninguém foi encontrado para comentar a suposta participação de policiais no assassinato do jovem.
Fontes:
1.http://www.tribunadabahia.com.br/news_busca.php?idAtual=51484&cWord=fazenda%20grande
2.http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/fazenda-grande-estudante-e-assassinado-em-festa/ (Em 26/06/2010)

29/06/2010 -Terça-feira - Madrugada
Alberto Luís da Silva, de 19 anos, e Isailton Teixeira de Souza, 26, são presos, quando transportavam drogas pela Rua Pedro Araújo.
A dupla foi flagrada quando trafegava pelas em um veiculo Celta de cor prata, placa JPH-1883, ocupado por mais três pessoas. Celso da Silva assumiu a posse de 24 unidades de cocaína e 15 trouxinhas de maconha aprendidas pelos policiais dentro do veículo.
Já Isailton possui mandado de prisão em aberto, por assalto e tráfico de drogas, outros ocupantes do carro foram liberados.
Fontes:
http://www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=51912

JULHO

09/07/2010 – Sexta-feira
Caio César de Castro Carvalho, 20, e de Tiago Néri dos Santos, 19, conhecido como Saiuri, são presos e autuados em flagrante por posse ilegal de arma e de munição de uso restrito, tráfico e associação para o tráfico de drogas na Rua Diva Pimentel.
Eles alugavam armamentos, munições e até equipamentos de segurança, como coletes balísticos, que seriam usados por assaltantes na efetuação das saidinhas bancárias e cobravam uma parte daquilo que era saqueado. No barraco da dupla, foram encontrados uma submetralhadora de fabricação italiana, um revólver calibre 38, uma espingarda calibre 28, munições de pistolas ponto 45, ponto 40, de calibre 12 e 74 munições para pistolas de calibre 9mm, 15 quilos de maconha a granel, 100 pedras de crack, meio quilo de pasta-base de cocaína, papelotes de cocaína e maconha, oito balanças de precisão, seis celulares, dois coletes balísticos e duas máscaras tipo brucutu. Eles já foram presos anteriormente por tráfico. Segundo o delegado da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR).
Fontes:

17/07/2010 - Sábado - Manhã
Um mulher não identificada foi assassinada em um galpão localizado em frente ao Colégio Rubem Dário, no bairro de Fazenda Grande do Retiro, em Salvador, a vítima apresentava sinais de espancamento pelo corpo. A motivação e a autoria do crime ainda são desconhecidas.
Fontes:

29.07.2010 - Quinta-feira - Noite
Robson Carvalho Matos, 28 anos, leva dois tiros - no joelho e na coxa direitas, ele foi alvejado por dois homens em uma moto quando passava por uma rótula perto do colégio Sesi.
Fonte:

AGOSTO

09/08/2010 – Segunda-feira
Adolescente do sexo masculino, não identificado, 17 anos, é preso na casa da avó no bairro, acusado de ser o autor do disparo que matou a menina Luiza Rocha dos Santos, de 9 anos, na Feira do Rolo. A menina foi atingida no último domingo, 8, quando acompanhava a mãe, a vendedora ambulante Ednalva Rocha dos Santos, na Feira do Rolo, localizada sob o Viaduto dos Motoristas. Ela chegou a ser encaminhada ao Hospital João Batista Caribé, no subúrbio ferroviário, mas já chegou ao local sem vida. Luiza foi enterrada na tarde desta segunda, no cemitério Quinta dos Lázaros. Em depoimento, o adolescente afirmou ter sido o autor do disparo que atingiu Luiza na região do tórax e disse que o tiro foi acidental.
Fontes:

26. 11.08.2010 - Quarta-feira - 20h25
Ítala Jéssica Cunha Neves, de 22 anos, é baleada na cabeça e nos dois braços, no bairro. Com a vítima foi encontrada uma pequena quantidade de cocaína. O acusado de ter sido o autor dos disparos seria um suposto traficante identificado como 'Vítor', conhecido por agir na ocupação da 'Divinéia', no bairro IAPI.
Fontes:

17.08.2010 - Terça-feira
Gutemberg Santana da Silva, 20 anos, e Alan Celestino de Jesus, 22, são presos com 3,5 kg de maconha, no bairro. A droga era transportada no porta-malas de um Ford Fiesta, de cor vermelha, placa JQX-7471.
A dupla foi abordada na Rua Melo Moraes Filho e indicaram aos PMs uma casa localizada na Rua Canto da Floresta, onde revendiam a droga. Na casa, foram apreendidos 247 g de cocaína e 339 g de crack, além de um colete balístico, um HT (aparelho de rádio transmissão), 50 munições calibre 9 milímetros, e de calibres 44, 9 milímetros e 12.
Fontes:

25.08.2010 - Domingo
Antônio Rubens Santos Souza, 19 anos, foi morto a tiros na Quarta Travessa São Roque.
Fontes:

SETEMBRO

08.09.2010 - Madrugada de quarta-feira
Jairo da Silva Alves é baleado no pé no início da, quando estava em uma rua do bairro, não há informações sobre a autoria e o motivo do crime.
Fontes:

20/09/2010 - Domingo - 14 horas
Mulher não identificada, é assassinada, no Calafate, na Fazenda Grande do Retiro, a vítima tinha as mãos e os pés atados com fita adesiva e foi levada ao local arrastada por dois homens armados. “Ela já chegou morta com tiros na cabeça e nas nádegas e tinha uma tatuagem no pé. Ela não era daqui e algumas pessoas chegaram a dizer que ela era de Camaçari”
Fontes:

20/09/2010 – Domingo - 19 horas
Mulher não identificada é executada a tiros, no Alto do Peru, durante a parada gay, a vítima já tinha sido levada ao hospital Ernesto Simões, onde chegou sem sinais vitais.
Fontes:

23/09/2010 - Quinta-feira - 20h30min
Davi Santana Santos, 43, residente no bairro, é preso em flagrante por receptação, adulteração de veículo e estelionato, ele estava de posse de um carro marca Fiat, modelo Stillo, cor prata, placa policial JSV-1038 o veículo estava com a placa clonada e foi localizado na Rua do Canal, no Rio Vermelho. Os policiais montaram uma campana e aguardaram a chegada do motorista do veículo, quando Davi chegou e abriu o carro, os policiais o abordaram e descobriram que a placa original do automóvel era JSW8472 e prenderam o infrator.
Fontes:

OUTUBRO

05/10/2010 - Terça-feira
Ônibus da empresa Transol é assaltado no bairro, não houve feridos na ação.
Fontes:

09.10.2010 – Sábado - 18h30
Ricardo Teles Eloi, 22 anos, é morto a tiros.
Fontes:

24/10/2010 - Domingo
Josias Santos da Silva, 39 anos é vítima de latrocínio.
Fontes:
1. http://camacarinoticias.com.br/leitura.php?id=94921
2. http://www.itapoanonline.com/main/plantao/noticia.aspx?nid=110144

NOVEMBRO

08/11/2010 – Segunda-feira
Uma tentativa de homicídio no bairro é registrada pelaCentral Única de Telecomunicações das policias Civil e Militar (Centel).
Fontes:

15.11.2010 - Tarde de Segunda-feira
Marival Santos, 57 anos, chapista da empresa de ônibus Transol foi baleado na em frente à garagem da empresa, na avenida San Martin. Marival estava sentado na porta da garagem quando foi abordado por dois homens que tentaram assaltá-lo e acabaram baleando-o na perna, fugindo em seguida. Nada foi levado.
Fontes:

19/11/2010 - Sexta-feira - 23 horas
Janaína Cristina Brito Conceição, 16 anos, e Gabriela Alves Nunes, 13, tem seus corpos decapitados jogados em um saco tipo "alinhagen" que ficam no meio da Rua Diva Pimentel. Este caso tem grande repercução e choca a população pela imensa crueldade.
Fontes:

23.11.2010 - Noite de Segunda-feira
Alexsandro Santos Oliveira, de 17 anos, leva três tiros, sendo que um no rosto. Já Roberto Salgueiro Santos, de 16 anos, também é baleado mas foi atendido e liberado em seguida. O fato ocorreu na rua Acuruí quando dois homens passaram atirando, os dois jovens estavam conversando e acabaram sendo atingidos. Os dois atiradores fugiram e pareceu estar atirando a ermo
Fontes:
1.http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/jovens-sobrevivem-apos-serem-baleados-na-fazenda-grande-do-retiro/?utm_source=direct&utm_medium=iFrame&utm_campaign=iBahia-mashup&cHash=d7d5405139d102a83a671c4919eea379

22/11/2010 - Segunda-feira - 23h
Maurício de Oliveira Santos, de 19 anos, é assassinado por disparos, dentro de casa na Rua Grande. Vizinhos teriam ouvido o barulho dos disparos, mas não identificaram o autor, que fugiu do local em seguida, após o ocorrido, correram para chamar o tio do rapaz que trabalha num bar próximo da casa. Ao chegar, ele encontrou Maurício em cima da cama, com uma marca de tiro no rosto morava com o tio, mas estava sozinho em casa no momento do crime.
Fontes:
1.http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/jovem-e-assassinado-dentrod-e-casa-na-fazenda-grande-do-retiro/?utm_source=direct&utm_medium=iFrame&utm_campaign=iBahia-mashup&cHash=d3979c8950b2070cb262a82ec3445358
2.http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=5654244
3.http://www.itapoanonline.com/main/plantao/noticia.aspx?nid=112352

30/11/2010 - Quarta-feira - Noite
Reinaldo do Santos, 67 anos é agredido com uma facada no pescoço na, dentro de uma churrascaria localizada na Rua Nestor Duarte, por Arilma Cristina Bispo da Silva, de 30 anos, a vítima teve apenas ferimentos leves.
Fonte:
1.http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/homem-de-77-anos-e-agredido-a-facadas-em-churrascaria/
2.http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=5658084

DEZEMBRO

05.12.2010 - Domingo - Madrugada
Lara, 11 meses morre em incêndio em uma casa na Rua da Fonte da Bica. Sérgio Martins de Souza, pai da vítima, teve queimaduras de terceiro grau em várias partes do corpo ao tentar socorrer sua filha. Camila Pacheco Gomes, mãe de Lara, também teve ferimentos.
Fonte:

06/12/2010 - Segunda-feira - 14 h
Um homem identificado apenas pelo vulgo “Picareta, aparentando ter 25 anos,” é assassinado na 1ª Travessa Lourival Alves. A vítima foi atingida em várias partes do corpo por disparos de arma de fogo.
Ainda segundo os agentes da 4ª CP, "Picareta" teria ligação com o tráfico de drogas e pode ter sido vítima de execução, já que foi encontado com marcas de tiros em várias partes do corpo, incluindo na cabeça, ademais o corpo foi encontrado em um local conhecido como “boca de fumo”
Fontes:
1. http://www.itapoanonline.com/main/plantao/noticia.aspx?nid=113563
2. http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=5659511

08/12/2010 - Quarta-feira - Tarde
Um homem não identificado foi assassinado na na Terceira Travessa das Pitangueiras, no bairro da Fazenda Grande do Retiro, em Salvador, a vítima foi baleada em diversas partes do corpo e morreu em via pública. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas.
Fonte:

09.12.2010 - Quinta-feira - Noite
Juliano Teixeira de Jesus, de 25 anos, mototaxista, é vítima de uma tentativa de latrocínio - roubo seguido de morte - no Bom Juá, Juliano foi baleado nas costas e na mão direita e socorrido ao Hospital Geral do Estado.
Fonte:

12.12.2010 - Domingo - 14h
Luiz Carlos Ferreira Santos, de 20 anos é baleado no braço direito depois de uma briga, na rua Candinho Fernandes.
Fonte:

13.12.2010 – Quarta feira - 16h25
Washington Luís da Rocha Silva, 25 anos, é morto, com tiros na cabeça, o crime aconteceu na rua Melo Moraes Filho, a autoria do crime é ignorada, a vítima morava na região, está afastada a hipótese da vítima ter envolvimento com drogas.
Fontes:
1. http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/homem-e-morto-com-tiro-na-cabeca-em-fazenda-grande-do-retiro-1/

24.12.2010 - Sexta-feira - Tarde
Anderson dos Santos Cruz, de 20 anos, sofre tentativa de homicídio, fato ocorrido na uma região conhecida como Calafate . Policiais da 4ª delegacia, responsáveis pela investigação do caso, informaram que ainda não possuem a identidade do autor dos tiros.
Fontes: