quinta-feira, 30 de junho de 2011

28/06/2011 - Violência: Homem é morto a tiros na BR-324
Segundo a central, o corpo da vítima será encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML)
Um homem foi morto a tiros nesta terça-feira (28) atrás de um ponto de ônibus na BR-324, próximo a Jaqueira do Carneiro, descendo a ladeira do Bambui. Segundo informações da Central de Polícia, o homem ainda não foi identificado.
Ainda segundo a central, o corpo da vítima será encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). A autoria e a motivação do crime ainda é ignorada. O Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) investiga o caso. As informações são do Correio.

quarta-feira, 29 de junho de 2011


29/06/2011 - Sabá aprova indicação de praça Obra seria em Fazenda Grande do Retiro

DO BAHIA TODO DIA

A Câmara Municipal de Salvador aprovou projeto de indicação do vereador Sabá (PRB) para construção de uma praça de lazer na Fazenda Grande do Retiro. Na justificativa, ele diz que o bairro tem aproximadamente 200 mil habitantes, mas é carente de áreas para a prática de ações sócias educativas ou para o simples lazer. “É imprescindível para o bem-estar da comunidade que seja implantada uma praça pública no local. Este espaço irá atender além do bairro Fazenda Grande do Retiro, às comunidades da Jaqueira do Carneiro, Pitangueiras, Bom Juá, San Martins, Alto do Peru e comunidades adjacentes”, defende o edil.


Ainda de acordo com Sabá (PRB), o bairro dispõe de um espaço próximo ao viaduto da Avenida Luis Eduardo Magalhães, em frente ao SESI, adequado para a construção da praça e que atualmente está ocioso. Com o apoio da população, ele sugere que este seja o local da praça e aguarda em breve a conclusão deste espaço de lazer.

Aprovada a indicação, a luta de Sabá e da comunidade é maior agora: conseguir que a Prefeitura construa o equipamento.

terça-feira, 28 de junho de 2011

FAZENDA GRANDE DO RETIRO: A ORIGEM E QUESTÕES SOCIOCULTURAIS

Mello Moraes Filho e Fazenda Grande do Retiro: gênese de algumas questões socioculturais
Cristiano Silva Cardoso*
Rita de Cássia Oliveira Pedreira*


Por volta de 1940, surge na capital baiana o bairro de Fazenda Grande do Retiro, e com ele uma homenagem a Mello Morais Filho que dá nome a sua principal rua, remetendo-o desta forma, à memória do intelectual que sempre buscou registrar e valorizar as festas populares no Brasil, tornando-se um defensor das manifestações nacionais por temer o perigo da excessiva valorização dos hábitos de imigrantes europeus protestantes no final do século XIX (ABREU, 1997). Exaltava a nacionalidade brasileira católica presente nas festas, que segundo o mesmo, nas suas práticas além de trazer a contribuição de diferentes matrizes formadoras do país, proporcionavam o encontro de diferentes segmentos sociais e étnicos, misturando costumes e pessoas através do lazer. Personagem de uma época que buscou enfaticamente inserir o componente simbólico das distintas comunidades locais, enquanto um legado cultural a ser valorizado, sobretudo, o africano que em terras brasileiras foi reelaborado guardando, entretanto, fundamentos históricos e mitológicos das regiões da África, amalgama que envolve elementos reinventados à atmosfera cristã, sem perder a essência que lhes dá sentido. Representou, por isso mesmo, um ponto de inflexão, pela valorização cultural de grupos marginalizados nacionalmente indo de encontro a posicionamentos “arquétipos”, do imaginário cultural dominante relacionado à questão racial, numa atuação estruturada na inter-relação e retroalimentação de conhecimentos sobre uma produção cultural nacionalista e popular que mais fortemente a partir de 1930, influencia um hibridismo de concepções, envolvendo desde filosofia social a história e a literatura, marca indelével no trabalho de intelectuais como Gilberto Freire.

O Cotidiano desta de paisagem urbana soteropolitana e seu conteúdo social vivo e pulsante são, sem dúvidas, um reflexo direto de uma população de baixa renda, na grande maioria negra que, ao permutar elementos culturais diversos, contribuem para a formação da longa saga dessa metrópole (Salvador) e que envolvem elementos reinventados, incorporação de visões de mundo, formas de vida e ações específicas tanto de continuidades quanto de rupturas, dando-lhe face única (genuína), e que “volta e meia” descortinam a pseudo-homogeneidade impressa ao território da classe popular. A sua principal função é servir de abrigo ao crescente contingente de trabalhadoras e trabalhadores (empregados ou desempregados) nos mais variados setores, indo desde domésticas a mecânicos, artistas, médicos, jornalistas, metalúrgicos, atletas, advogados, comerciantes, comerciários e intelectuais, “ocupados” nos mais diferentes pontos da cidade, do estado e do país.

Diferente da maioria dos bairros da cidade, nesta localidade, equipamentos urbanos públicos e recintos especialmente reservados a recreação e lazer como jardins, praças arborizadas, quadras ou mesmo centro social urbano são inexistentes, fatos que tem aguçado um senso reivindicativo, visto por uns como “subversivo” - um grande desconforto ao poder público e aos conservadores, que supostamente chamam subserviência de ordem e tranqüilidade; e por outros, como ponto de partida de “plataforma política” - de inúmeras lideranças do cenário baiano, tanto de esquerda quanto de direita. Indivíduos que após eleitos esvaziam as discussões antes inflamadas pelos mesmos.

Logradouro conhecido das páginas do noticiário policial, aos finais de semana a Rua Mello Morais Filho ganha outra configuração multiplicando-se os personagens pontuais que em busca de certa notoriedade trivial, executam arbitrariedades inúmeras no local, desde manobras imprudentes com automóveis e motocicletas à utilização de maneira desrespeitosa do som automotivo, há relatos de práticas e delitos variados. Expedientes que são reprimidos de forma contundente pela força policial, permanentemente acusada de cometer excessos.

Aos finais de semana, a visão que se tem do local aproxima-se do formato de uma “arena de festas”, modificando completamente a dinâmica do bairro, pelo elevado número de pessoas que lotam bares e lanchonetes. É crescente a presença de comerciantes informais de bebidas e alimentos no ultra varejo, comumente vistos em tradicionais festejos de largo, e que disputam palmo a palmo as calçadas com transeuntes e o tráfego de veículos, também elevado nesses dias.

A centralidade do fluxo de pessoas se dá justamente na Praça Catulo da Paixão Cearense, largo onde se localiza a EGBA (Empresa Gráfica da Bahia), órgão instalado em 1972, que atualmente é pauta de uma grande discussão na comunidade por conta da sua escassez de espaços para o lazer e recreação, frente à área ocupada pela empresa que alega necessidade de expandir-se para continuar competitiva.

Há no local uma convergência de linguagens entre o novo e o velho, e que vão desde capoeira, cultos afros, comunidades evangélicas, grupo espírita, católicos, associações de moradores como a Unidos de Fazenda Grande do Retiro, (criada em 1966), escolas públicas como a Municipal, Dois de Julho, Austricliano de Carvalho, Bento Gonçalves, Dom Avelar, Centro Social Dom Lucas, ligas e grupos esportivos nos mais variados segmentos como dominó, skate, bicicleta, atletismo, grupos culturais de hip hop, pagode, axé, expoentes e apreciadores do reggae, entre outros, que revelam e dão sentido a mundialização enquanto processo de construção da sociedade urbana, produzindo novos modos de vida, valores comportamentais, cultura, estética e etc, assegurando a materialidade do processo que se realiza no imediato, vivido, dando-lhe dimensão real e concreta (CARLOS, 2000).

28/06/2011 - Fazenda Grande do Retiro vai ganhar Praça de Lazer

Ainda de acordo com o vereador, o bairro dispõe de um espaço próximo ao viaduto da Av. Luis Eduardo Magalhães, em frente ao SESI, adequado para a construção da praça e que atualmente está ocioso. Com o apoio da população, Sabá sugere que este seja o local da praça e aguarda em breve a conclusão deste espaço de lazer.

26/06/2011 - Homem é baleado no rosto e no tórax na Avenida San Martin

Segundo a Central de Polícia, a vítima ainda teve uma lesão - de origem não identificada - na cabeça


Redação CORREIO
Anderson de Jesus Braga, de 31 anos, foi baleado por volta das 19 deste domingo (26), no lado esquerdo do maxilar e no tórax, na Avenida San Martin, em Salvador, e socorrido em estado grave para o Hospital Ernesto Simões Filho, por um homem identificado como Jaílson Borges, segundo informações da Central de Polícia.
Ainda segundo a Central de Polícia, a vítima ainda teve uma lesão - de origem não identificada - na cabeça. O agente de plantão da Delegacia de Homicídios não tem mais informações sobre o caso que será investigado pela unidade. O hospital não informou detalhes sobre o ocorrido ou se a vítima passou por cirurgia.

domingo, 19 de junho de 2011

Codesal registra três deslizamentos de terra neste domingo

Ainda foram registradas duas solicitações de ameaça de desabamento em Campinas de Pirajá e Fazenda Grande do Retiro

Redação CORREIO

Após chuva forte a Defesa Cívil de Salvador (Codesal) registra apenas quatro solicitações até às 10h30 deste domingo (19). Foram três deslizamentos de terrar e uma ameaça de desabamento, até o momento.

Já as ameaças de desabamento, foram registradas no bairro de Campinas de Pirajá, na rua Fracisleide, próximo a uma fábrica de ferro, ao lado da escola Vera Cruz; e na Fazenda Grande do Retiro, rua Pacheco de Oliveira. A Codesal permanece com o plantão 24 horas da Operação Chuva, atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.

sábado, 18 de junho de 2011

18/06/2011 - Polícia registra quatro homicídios nas últimas 24h
Além disso, uma tentativa de assassinato também foi registrada pela Centel
Fonte: Leonardo Martins - Portal da Metrópole

Quatro homicídios foram registrados na madrugada deste sábado (18) pela Centel. De acordo com informações do site da Segurança Pública, Adelmo Ferreira de Souza, de 28 anos, foi morto na Rua Antenor Cardozo, na Fazenda Grande do Retiro, por volta das 00h30. Nos outros três casos de homicídio, as vítimas não foram identificadas.

Além disso, duas tentativas de homicídio foi registrada pela Centel. Fábio de Jesus Mendes, de 27 anos, foi atacado na Fazenda Grande do Retiro, mas foi encaminhado ao Hospital Geral do Estado. (...)

18/06/2011 - Homem é atingindo por tiro na cabeça na Fazenda Grande do Retiro

A vítima foi encaminhada para o Hospital Geral do Estado (HGE) e ainda não há informações sobre seu estado de saúde

Redação CORREIO
Um homem sofreu uma tentativa de homicídio na madrugada deste sábado (18), no bairro de Fazenda Grande do Retiro. De acordo com informações da Central de Polícia, Fábio de Jesus Mendes, de 27 anos, foi atingido por tiro na parte de cima da cabeça.
A tentativa aconteceu por volta das 3h, próximo ao Colégio Bento Gonçalves. A vítima foi encaminhada para o Hospital Geral do Estado (HGE) e ainda não há informações sobre seu estado de saúde.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

VÍTIMAS DE BALAS PERDIDAS NA FAZENDA GRANDE DO RETIRO RECEBEM ALTA

13/06/2011 - Vítimas de bala pedida recebem alta do HGE
Leidiane brandão



Foram liberadas na manhã de ontem do Hospital Geral do Estado (HGE), Elen  Esthephani  de Jesus, 20 anos e Ecivalda de Jesus dos Santos, 47 anos, atingidas nas pernas por balas perdidas, na madrugada de domingo, na Rua Doutor Pedro Araujo, no bairro de Fazenda Grande do Retiro. Elas foram feridas quando conversavam com amigos e familiares na mesma rua que residem.

De acordo com Ecivalda, o fato ocorreu por volta de uma hora da manhã. Ela estava sentada no passeio de uma vizinha  e Elen estava em pé quando ouviram os disparos. Minutos depois, Helen saiu correndo com a perna ensanguentada dizendo que tinha sido atingida com um tiro. Em seguida, ela percebeu que também tinha sido ferida. Após o fato, elas foram socorridas por populares e levadas para o HGE, sendo submetidas a cirurgia para retirada das balas. 

Ecivalda que trabalha como costureira contou que nasceu e se criou na rua, afirmando não ter inimigos no bairro. Ela disse que não pretende dar continuidade as investigações. “Foi muito triste o que aconteceu. Graças a Deus que não foi nada grave. Apenas senti muita dor. Foi tudo tão rápido, que nem percebemos quando fomos atingidas. Não havia briga nem tiroteio na rua. Não sabemos de onde nem como surgiram os disparos”, disse. A ocorrência foi registrada no Departamento de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP).

domingo, 12 de junho de 2011

TRÊS TENTATIVAS DE HOMICÍDIO EM UM SÓ DIA NA FAZENDA GRANDE DO RETIRO

12/06/2011 - Homem é esfaqueado e duas mulheres são baleadas na Fazenda Grande do Retiro

Não há informações sobre as circunstâncias dos crimes nem do grau de parentesco das vítimas

Redação CORREIO
A Central de Polícia registrou três tentativas de homicídio na madrugada deste sábado (12) no bairro da Fazenda Grande do Retiro, em Salvador. Elen Sstephani de Jesus Machado, 20 anos, e Esivalda Jesus dos Santos, 47, foram baleadas na perna entre 2h30 e 2h40. Ambas foram socorridas para o Hospital Geral do Estado (HGE).
Já João da Cruz Souza Santana Filho foi esfaqueado na cabeça na Avenida Barros Reis, na Fazenda Grande do Retiro. Ele foi socorrido ao Hospital Jorge Valente. Não há informações sobre as circunstâncias dos crimes nem do grau de parentesco das vítimas.
O caso é investigado pelo Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP).

MORADOR DA FONTE DO CAPIM NA FAZENDA GRANDE DO RETIRO É PRESO ACUSADO DE TENTATIVA DE ESTUPRO

Polícia prende maníaco do Salvador Shopping
Autor: Alessandro Isabel
Alessandro Gomes, 22, foi preso em flagrante, na noite do sábado (04), no interior do Salvador Shopping após roubar e tentar estuprar duas irmãs de 14 anos, em uma escada que dá acesso ao estacionamento do centro comercial.

De acordo a delegada Claudenice Mayo, titular da Delegacia do Adolescente Infrator (DAI), que esteve à frente do plantão metropolitano e prendeu o acusado. As irmãs, que são gêmeas, estavam realizando compras no shopping quando foi abordada pelo acusado que as obrigou a acompanhá-lo até as escadas.

Longe da movimentação, o acusado teria roubado um celular e uma bolsa e tentado estuprar uma das garotas que resistiu e procurou fugir, sendo agredida e jogada da escada. A vítima foi encaminhada para o Hospital da Bahia, onde foi atendida e liberada.

O “maníaco do Salvador Shopping”, como o acusado passou a ser chamado, está custodiado na carceragem da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) à disposição da Justiça. Os pertences das vítimas foram recuperados.

sábado, 11 de junho de 2011

MORADOR DE FAZENDA GRANDE DO RETIRO É PRESO ACUSADO DE ROUBAR UM AUTOMÓVEL

Roubou um Corsa e foi preso em casa


Investigadores da 4ª Delegacia Territorial (DT), em São Caetano, prenderam em flagrante, com um Corsa roubado, cor prata, placa NTW-0521, Bruno Pinheiro dos Santos, 19 anos. A ação ocorreu na manhã de quinta-feira (9) em frente à residência do ladrão, que fica na Rua Melo Moraes Filho, bairro Fazenda Grande do Retiro. Na tarde do mesmo dia o proprietário do veículo reconheceu Bruno como o autor do roubo dias antes no bairro de Vila Laura. Um casal, que perdeu o carro num roubo semelhante no Curuzu, também reconheceu o ladrão.
Em depoimento à titular da 4ª DT, delegada Rogéria Araújo, Bruno disse que na companhia de seu comparsa roubava carros para atacar transeuntes e estabelecimentos comerciais, em pontos diferentes da capital. Já identificado também, o comparsa está sendo procurado pelos policiais daquela unidade. Bruno foi autuado em flagrante por prática de crime de receptação e agora se encontra custodiado à disposição da Justiça. Outras vítimas de Bruno estão sendo procuradas para fazer reconhecimento.

sexta-feira, 10 de junho de 2011


09/06/2011 - Dengue: ameaçados por traficantes, agentes indicam bairros mais perigosos

O medo se tornou comum entre os Agentes de Combate a Endemias (ACE) que atuam diariamente em bairros perigosos da capital


“Lá no Alto do Peru ameaçaram agentes com um revólver e chegaram a disparar, mas a arma não funcionou. Mesmo assim, continuamos a trabalhar por lá”.
http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/dengue-ameacados-por-traficantes-agentes-indicam-bairros-mais-perigosos/

quinta-feira, 9 de junho de 2011

CODESAL FAZ TRABALHO PREVENTIVO NO CALAFATE NA FAZENDA GRANDE DO RETIRO

01/06/2011 - Codesal faz trabalho preventivo no Calafate

Foi constatada uma grande quantidade de lixo nas encostas da região

A comunidade do Calafate - instalada entre o Retiro e a Fazenda Grande - recebeu, na manhã desta terça-feira (31), a visita da Prefeitura de Salvador para realizar uma ação de prevenção no local. Sob o comando da engenheira civil Rita Moraes, uma equipe do setor de Ações Preventivas da Defesa Civil de Salvador (Codesal) fez o reconhecimento da área e o segundo passo é mobilizar os órgãos do Sistema Municipal de Defesa Civil (SMDC).

Durante a visita, a equipe da Codesal constatou uma grande quantidade de lixo em encostas, o que pode contribuir para o deslizamento de terra. "Verificamos que aquela área precisa de muita atenção. Tem lixo na encosta, casas precisando ser vistoriadas e esgoto com falta de manutenção. Precisamos da ação de todos os órgãos do SMDC para que tenhamos sucesso no trabalho", ressalta a engenheira.

A partir da próxima semana, será iniciada uma série de ações conjuntas na região, como palestras sobre o cuidado com o meio ambiente e a retirada de lixo. "Entre os dias 6 e 10 de junho vamos atuar com os órgãos parceiros. Temos que atuar também de forma preventiva e passar os cuidados básicos para a população", observa a engenheira.

 Além da limpeza, uma equipe do setor de Ações Educativas e Articulações Comunitárias (Saec) do órgão vai apresentar à comunidade como conhecer e identificar áreas degradadas, além de destacar a importância da preservação da natureza. Ao fim das ações, será realizada uma Feira de Serviços no local.

CICLO DE DEBATES SOBRE PROBLEMAS COMUNITÁRIOS DA FAZENDA GRANDE DO RETIRO

A Fazenda Grande do Retiro apresenta sérios problemas relacionados a coleta de lixo, aos serviços de transporte coletivo e à violêncvia, contudo, existe hoje grande dificuldade em reunir , mobilizar pessoas para atividades de caráter político-social e comunitário, resultante desse obstáculo temos entidades representativas do bairro esvaziadas. desmobilizadas e aparelhadas politicamente, não servindo para apresentar as demandas e reivindicações do bairro, nem serem interlocutores frente ao Estado.

Tendo em vista esses aspectos,  é que nos propomos debater os temas referidos, considerados pela entidade gestora do projeto como os problemas mais evidentes da comunidade neste momento, como forma de mobilização e de exercício da cidadania.

A Democracia exige uma sociedade civil organizada, ativa e vigilante, para que os direitos e as garantias individuais e coletivas sejam efetivamente assegurados, neste processo o direito a um ambiente saudável está sendo negado a população deste bairro.

LIMPURB PROMOVE FAXINAÇO NA FAZENDA GRANDE DO RETIRO

04/06/2011 - Limpurb promove faxinaço na Frazenda Grande
Redação Bocão News

A Fazenda Grande do Retiro é o palco do faxinaço promovido pela Limpurb neste final de semana. A empresa realiza mutirão de limpeza no bairro, onde serão executados serviços de capinação, roçagem, gancheamento, sacheamento, catação, raspagem de terra, varrição, pintura de meio-fio, coleta da produção e o “bota-fora” que vai recolher materiais sem uso de difícil descarte, como cadeiras, geladeiras, fogões, colchões, lastros de camas, berços, mesas, cadeiras e outros.

A Limpurb contará com agentes de limpeza, de lavagem, agentes de munks, chefe de operações, encarregados, motoristas e gerentes. Os serviços de limpeza serão realizados nas ruas Melo Morais Filho, Fonte da Bica, Pitangueiras, 1ª Travessa Pitangueiras, Rua Orozi, Praça Prazeres Calmon, ruas Armando Torres, Professor José Abade, Paulo Rubens e Ladeira das Pitangueiras. Serão disponibilizados dois compactadores, um veiculo munck, uma carro pipa, sete roçadeiras e dois carros de apoio.

BEBIDA E DIREÇÃO CAUSAM CONFUSÃO NA FAZENDA GRANDE DO RETIRO

06/06/2011 -Homem bêbado atropela adolescente, bate em veículo e causa confusão


Um atropelo seguido de outra batida na noite de domingo acabou numa confusão que só foi terminar na manhã desta segunda-feira (6). Um homem com sinais de embrigez atropelou uma adolescente no bairro de  Fazenda Grande do Retiro e em seguida bateu em outro veículo. A adolescente foi medicada e passa bem. O veículo do acusado, Dalmo Souza Mata, foi levado pelo outro motorista para casa, segundo ele contou para a polícia, como garantia para ressarcir o prejuízo.

A Polícia Militar foi buscar o carro e acabou prendendo o homem por desacato a autoridade, pois ele "enfrentou" os PMs alegando ser agente de segurança do Judiciário. Dalmo, que atropelou e depois bateu o veículo, foi encaminhado para a 4ª Delegacia, em São Caetano, onde permanece preso. O homem que levou o veículo dele para casa vai responder aos crimes de desacato e alteração da cena do crime  em liberdade.
http://www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=84049