segunda-feira, 19 de julho de 2010

A ORIGEM DA FAZENDA GRANDE DO RETIRO

A Fazenda Grande do Retiro é um morro cortado em sua parte alta por uma rua de aproximadamente uns 7 km, que tem o nome do intelectual Alexandre José Mello Morais Filho (1844 - 1919), um dos primeiros folcloristas a registrar festas populares, defensor ardoroso da Bahia, sua terra natal.
A área onde está situado o que hoje é o bairro em questão era ocupada por agricultores, arrendatários de lotes pertencentes à União Fabril.
Diz-se que o surgimento deste bairro se dá por volta de 1940. Na década de 60, um de seus proprietários Justino Farias de Souza divide a área em lotes e também anuncia a doação de terras.
Localizado na zona norte de Salvador, a Fazenda Grande tem esse nome em razão de nesta localidade haver uma grande fazenda, surge paralelo a rodovia BR 324, acolhendo grande parte da população migrante do interior do estado, bem como moradores de baixa-renda de Salvador.
Estaremos buscando informações mais precisas acerca da origem do bairro. Aguardem!
Até...

As informações constantes nesta postagem foram obtidas a partir de depoimentos de moradores e encontradas nos seguintes sítios da internet:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fazenda_Grande_(Salvador)

18 comentários:

  1. Vcs deveriam citar as fontes bibliográficas neste trabalho, afinal, além de outrens merecerem os créditos pelo seu trabalho,agora só compilado neste site,é uma maneira didática e honesta de possibilitar a todos acesso a informação, concordam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazenda grande é grande pra porra
      começa la na curva do sao caetano
      conheço isso tudo
      Vila natal, BErnardo, fonte da bica a zorra toda

      Excluir
  2. Atualiza essa porra aí, velho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VOCÊ não tem vergonha de em um site para informações tu fica ai xingando sabendo que várias pessoas entram e crianças que querem fazer pesquisas na escola para ganhar nota e tu fica ai xingando e as crianças que não sabem o que é podem reproduzir em casa e sem culpa tu pense que eu não estou vendo sou seu vizinho seu amigo ou até seu irmão mais saiba estou de olho em VOCÊ

      Excluir
  3. amo demais a fazenda grande do retiro,mas ultimamente estar um bairro muito violento me cheio de jovens fazendo coisa errada,gostaria que as autoridades olhassem mais por estes bairros de fazenda grande e adjacencias,colocassem policiamentos,e vijiassem mais os finais de semanas as festas dos jovens bagunceiros que se concentram ate nas ruas do bairro de fazenda grande,onde há grande concentração de drogados e de prostituição de garotos e garotas menores de idade.,a coisa e feia em pleno publico.estar na hora de darem um basta em tudo isso

    ResponderExcluir
  4. os moradores daqui de fazenda grande pedem socorro as autoridades,aqui há muita concentração de vagabundos ,drogados,e inumeros comércios de drogas principalmente durante curtições do largo do rodão,alto do peru,e adjacencias,e inclusive carros com sons nas alturas altas horas maioria das vezes com concentimento de donos de bares do local em desrespeito aos moradores ,pessoas idosas,deficientes,etc.que precisam de descanso noturno.queremos solução.

    ResponderExcluir
  5. muiito otimo esse site fiz minha pesquisa de escola nesse site eh a professora amou diisse que tava otiimo XD

    ResponderExcluir
  6. SOU NASCIDO E CRIADO NESTE MARAVILHOSO BAIRRO,HOJE
    PORÉM RESIDO NA BOCA DO RIO, DEPOIS DE UMA LONGA PASSAGEM POR ILHÉUS, MAIS SEMPRE QUE POSSO VOU ATÉ LÁ ,PORQUE MINHA NAÇÃO PERMANEÇE.

    ResponderExcluir
  7. Meu nome é Sonia sou paulistana, atualmente moro em São José dos Campos/SP.
    Procuro um baiano que está aí, fazenda grande.
    Tô morrendo de saudade dele!
    Voces daí do bairro podem me ajudar a encontrá-lo?
    O nome dele é Jose Roberto dos Santos Filho.
    O apelido dele aqui em São Paulo é Bahia e neste momento está em casa de sua tia.
    Meu celular 12-97944726.
    Grata.

    ResponderExcluir
  8. eu tambem ja morei na fazenda grande do retiro la ja foi um bairro otimo de se mora que pena nao e mais

    ResponderExcluir
  9. gosto muito de morar aqui na fazenda grande, nao e perfeita mais e alguma coisa e muito bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tambem gosto muito de morar aqui e otimo to com tigo irmao..........

      Excluir
  10. Bom dia, Morei neste grande e importante bairro de Salvador ao longo de 32 anos, hj Moro em Macaé/RJ. Acompanhei parte das transformações deste bairro, vi o comércio nascer e crescer, vi as grandes travas acontecerem (a quem não lembra dos ilustres Açougueiro e Rubinho), acompanhamos os impérios e declínios de muitos que estão por ai e que ja se foram, acompanhamos uns velhos e lendários homens de honra que nos transmitiam sabedoria tais como: Prof. Ary e Argentina, Escola Primavera/Dois de Julho, Arouca, Jarinho das Frutas, Personalidades como Barriga (Ponto do Farol), Sacramento (lider comunitário), entre outros. Vi muitos amigos se corromperem e morrem de graça, vi muita gente crescer na vida e abandonarem o bairro... a violência crescer, mesmo com mitos caírem a exemplos da Vila Natal, do Cândinho, Av. Bahia lugares antes intransitáveis em décadas passadas. Ha sem falar do No de Pau...rrsrsrs que hj é o que é, lugar temido nas décadas passadas, que mudou o seu perfil e que de anos pra cá regrediu consideravelmente, abrigando tudo que a sociedade não precisa... Triste pq lah tenho raízes, la mim criei e hj posso afirmar não é mais como antigamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro disso tudo, e fico muito feliz em saber que minha infância foi muito massa, quem não lembra do açougueiro com sua parati branca, de Rubinho louco, do Opalão da meia noite, do Prego duro, no ponto farol, dos altos babas do No de PAU, das mangas de seu JUSTINO, quando cortava as arraias de Pele, Badão,
      Duda, Batia percussão com Lula, jogava o baba de Valtinho do Foro, eu ficaria aqui falando de FG o dia todo, muito massa.

      Excluir
    2. Me emocionei agora lendo o comentário de Santos, me lembrei do professor Ary e da sua esposa a professora Argentina, eles tinham uma escolinha na Avenida Bahia , ele tbm ensinava a matéria de matemática no colégio Dois de Julho, era muito educado, calmo e competente.

      Excluir
  11. Olá, Saudações a todos!

    Alguém sabe me informar origem da rua Cadinho Fernandes?

    ResponderExcluir
  12. aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  13. É muito bom ver as pessoas falando do local em que moravam, uma pena não ser mais como antigamente, pois para quem era adolescente na década de 90, as travas no largo da gráfica o prego duro a discoteca em Berna era bom demais

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante pois o blog foi feito para você.