A COLETA DO LIXO e o direito a um ambiente saudável NA FAZENDA GRANDE DO RETIRO, SALVADOR, BAHIA

Localizado na zona norte da cidade, a Fazenda Grande do Retiro se define por ser um morro cortado em sua parte mais alta por uma rua de aproximadamente 2,4 km, que tem o nome do folclorista baiano Alexandre José Mello Morais Filho, bem como por ser um bairro residencial, com forte vocação para o comércio na sua via principal.

Surge por volta dos anos 40, paralelo a rodovia BR 324, , havendo grande expansão a partir dos anos 60, sobretudo nos anos 70, quando as encostas desse grande morro são ocupadas por migrantes, desempregados e trabalhadores de baixa renda, formando a atual população de 130 mil habitantes do bairro.

Em seu viver diário a população de Fazenda Grande do Retiro produz resíduos sólidos que constituem aquilo que chamamos de lixo, isto é, materiais sólidos considerados sem utilidade, supérfluos ou perigosos, gerados pela atividade humana que devem ser descartados ou eliminados.

O lixo produzido deve ser recolhido para não ocasionar doenças e problemas de saúde na população, desse modo se impõe como necessária atividade de coleta dos resíduos gerados nas atividades residenciais e comerciais.

A coleta de lixo é um serviço público de responsabilidade dos Municípios que deve ser provido pelas prefeituras, nas grandes cidades esta atividade é realizada por empresas terceirizadas. Salvador não foge a regra.

Acontece que pela sua ocupação desordenada, ou mesmo por sua topografia, a maioria das residências do bairro de Fazenda Grande do Retiro não é alcançada por carro em sua porta, então, para que seja realizada a coleta do lixo produzido por esses cidadãos, a empresa e a prefeitura estabeleceram pontos de descarte, quer dizer, locais onde foram para colocados containers ou recipientes onde deve ser depositado o lixo dessa população que reside em locais onde o caminhão da empresa terceirizada não consegue chegar.

Desse modo estão instalados 30 containers em vários pontos do bairro (Mapa dos containers), devendo a população em horário pré estabelecido, dirigir-se até um dos pontos de descarte de lixo, colocar o seu lixo, para que o caminhão, também em horário determinado, recolha o lixo e tudo fica bem. Simples assim.
Mas não funciona! Como dissemos Fazenda Grande do Retiro é um morro cortado em sua parte mais alta por uma rua, mas é nas encostas desse morro que reside a maior parte da população deste bairro, que em geral deve subir, ou descer, para descartar o seu lixo.

- O problema é o descarte após o horário do caminhão compactador”.
- “Como já sei o horário, sempre deixo o lixo antes do horário.

- Se há um container é por que posso jogar o lixo na hora que que for melhor para mim...

Essa política de limpeza urbana e de coleta de resíduos sólidos  equivocada e prejudicial aos bairros populares de Salvador, faz com que a  Fazenda Grande do Retiro sofra há anos com o lixo em suas ruas, devido a uma coleta mal planejada e ineficiente e que ofende o direito a um ambiente saudável da população deste bairro.
A coleta precisa ser realizada porta a porta, extinguindo os pontos descarte existentes no bairro, que estão sempre sujos, com lixo e malcheirosos. Evitando ainda que os moradores coloquem entulho, piorando de
sobremaneira o problema, causando uma visão de suburbanidade incabível para a terceira metrópole do Brasil.

Importante destacar a existência de pontos de descarte de lixo - lixeiras a  céu aberto - em frente as três maiores escolas públicas estaduais situadas na Rua Melo Morais Filho: Escola Dom Avelar, Escola Dois de Julho, Escola Bento Gonçalves. A Fazenda Grande do Retiro se torna assim um bairro sujo, tornando necessário mudar a política pública de limpeza urbana em Salvador. 

Mas não se pode deixar de dizer que o povo de salvador tem ainda uma consciência ecológica muito pequena e um baixo nível de educação quando se trata do lixo produzido pelos cidadãos em seu cotidiano, basta observar o lixo que é jogado nos espaços públicos, ruas, praias...

Quanto ao direito a uma ambiente saudável temos ainda muito a aprender sobre isso.