domingo, 14 de novembro de 2010

PADRE RENZO EX-PÁROCO DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE GUADALUPE QUE COMPREENDE CAPELINHA, ALTO DO PERÚ E FAZENDA GRANDE DO RETIRO É HOMENAGEADO

Não podemos deixar de registrar as homenagens prestadas ao Padre Renzo pela sua atuação conforme relata a postagem abaixo, que trancrevemos na íntegra, uma vez que os moradores mais antigos certamente conviveram, visto que ele andava de bicicleta e depois de pé pela Fazenda Grande do Retiro.



Padre Renzo Rossi foto retirada de: http://rcattani.wordpress.com/2010/08/18/padre-renzo-rossi-ricevuto-dal-presidente-lula-un-omaggio-a-chi-salvava-i-detenuti-politici/

"Padre Renzo já fez 85 anos de idade

  
O padre Renzo Rossi, de 85 anos, nasceu em Florença, na Itália, em 31 de agosto de 1925.
Filho de Atílio Rossi, um socialista que ganhava a vida como lixeiro, e da empregada doméstica Ethel Paolini Rossi, ele e os outros três irmãos passaram muitas dificuldades na infância, quando muitas vezes a batata e o feijão eram os únicos alimentos.
Carne? Só uma vez por ano.
Renzo Rossi tornou-se padre ao completar 23 anos.
O sonho de ajudar as pessoas mais pobres em outra região do mundo fez com que ele viesse morar no Brasil em 1965.
Estabelecido em Salvador, Bahia, o missionário foi procurado por familiares do preso político Benjamim Ferreira de Souza, que estava detido na Penitenciária Lemos Brito.
A partir daquele momento, a trajetória de padre Renzo sofreria uma reviravolta:
ele passou a visitar os inúmeros porões da ditadura militar (1964-1985) em todo o Brasil, com o objetivo de oferecer conforto espiritual aos presos políticos e familiares.
Padre Renzo voltou a morar na Itália no início dos anos 2000, mas costuma visitar o Brasil a cada biênio.
Recentemente, ele esteve aqui no país para comemorar 85 anos de vida e participar de eventos referentes aos 31 anos da Lei de Anistia.
Além de estar registrada no livro As Asas Invisíveis do Padre Renzo (editora Casa Amarela), de autoria de Emiliano José, a história de Padre Renzo também está no documentário italiano Un Angelo Testardo (Um Anjo Teimoso), dirigido por Benedetto Ferrara.

Nota do Editor: Conheci Padre Renzo quando ele chegou à Bahia e foi comandar, com seu conterrâneo Padre Paulo, a Paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe, no Alto do Peru, entre o Largo do Tanque e a Fazenda Grande do Retiro. Fui paroquiano dele, junto com minha família, e assisti ao início da trajetória religiosa do Padre Renzo, ao qual reencontrei anos depois na Pastoral Penitenciária, assistindo aos presos políticos que passaram pela Penitenciária Lemos de Brito, em Salvador. Uma grande figura!
Por Antonio Jorge Moura"

Fonte: http://sejabeminformado.blogspot.com/2010/09/padre-renzo-ja-fez-85-anos-de-idade.html




Um comentário:

  1. EXISTEM SANTOS COMO O PADRE ENZO ROSSSI QUE SABIA OUVIR E AMAR OS QUE PENSAVAM DIFERENTE!
    a.francaleite

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante pois o blog foi feito para você.