terça-feira, 2 de novembro de 2010

GRUPO CULTURAL 1º DE MAIO: TEATRO E CULTURA DA FAZENDA GRANDE DO RETIRO


O GRUPO CULTURAL 1º DE MAIO é uma instituição que tem uma historia de luta pelos direitos do cidadão, que vem nesses 19 anos de resistência desenvolvendo um trabalho de resgate da cidadania através do Teatro. Levando consciência, arte e cultura para a população excluída da cidade de Salvador, provocando a reflexão sobre a possibilidade de uma transformação social.

Criado em agosto de 1991, a partir da necessidade de recuperar o movimento cultural no bairro de Fazenda Grande do Retiro, levou a cena o espetáculo “Daqui ninguém me tira”, texto de Marcelo Duarte, que abordava a problemática da moradia em Salvador, sob ótica daqueles que vivenciam o problema e são obrigados a buscar alternativas para mais que o direito, a necessidade de morar.

Em 1993 trouxe à cena o espetáculo “HOJE SOU UM, AMANHA SOU OUTRO”, adaptado do original Qorpo Santo, ganhando os prêmios de melhor espetáculo e melhor direção no Festival Estadual de Teatro Amador em 1994, na cidade de Feira de Santana. Nos anos seguintes esteve dedicado a estudos, laboratórios, realização do trabalho de teatro com crianças e jovens através do Projeto Arte com Violência e participação na política Cultural do Estado da Bahia.

A partir do ano 2000 vem trouxe o espetáculo “QUEM SERÁ O PAI DO FILHO DE MARIA”, texto de Marcelo Duarte e em que vem sendo apresentados até hoje, em bares, eventos, praças e logradouros públicos. A partir de 2007 vem trazendo AUTO DA CORRUPÇÃO, também de Marcelo Duarte, sendo indicado para o premio BRASKEM jure popular em 2007. Atualmente o Grupo participa da luta por políticas publica para o Teatro de Rua junto com o Movimento de Teatro de Rua da Bahia.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante pois o blog foi feito para você.