quinta-feira, 4 de novembro de 2010

POLUIÇÃO SONORA NA RUA JAQUEIRA DO CARNEIRO, FAZENDA GRANDE DO RETIRO

03/11/ 2010 - Sucom e Associação de Moradores planejam ação contra poluição sonora
Prefeitura de Salvador 
Em encontro na sede da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom), na manhã desta quarta-feira (3), o coordenador da Gerência de Fiscalização e Prevenção à Poluição Sonora (Gefip), Elmo Costa, se reuniu com representantes da Associação de Moradores da Rua Jaqueira do Carneiro. Situada no bairro de Fazenda Grande do Retiro, a rua sofre com o fechamento das vias públicas e com a poluição sonora emitida por veículos durante os finais de semana. O encontro teve por objetivo abrir um canal de diálogo entre o órgão e os moradores do local, iniciando um planejamento que levará a ações de combate à emissão abusiva de som e reordenamento das atividades na região.
Reunião entre Sucom e parceiros planeja operações p...
O morador Emanuel Santos de Jesus relatou na reunião, como fica a situação da rua durante as festas improvisadas e sem permissão do poder público. A partir das 16h, ônibus nenhum passa. A rua é tomada nos dois sentidos por veículos e o som tira o sossego da população. Normalmente isso acontece aos sábados e domingos, conta. O quadro descrito revela ainda a falta de estrutura de muitos bares instalados na rua e o desrespeito aos pedestres, que são impedidos de transitar nos passeios ocupados por carros e ambulantes.
O coordenador Elmo Costa, esclarece que a situação vivenciada pelos moradores requer uma ação que vai além do combate ao abuso na emissão de sons. A poluição sonora é a face mais sensível do problema, porque ela invade as residências das pessoas sem pedir licença. No entanto, ela é apenas um dos componentes de um problema que é também de segurança pública, de trânsito, ocupação irregular do espaço e, claro, controle da emissão sonora, afirma. Embora a Sucom seja a primeira a ser lembrada, devido ao incomodo proporcionado pelo ruído, ela sozinha não pode resolver o problema, pontuou.
Para o presidente da associação de moradores, Lourival Santos, a necessidade de apoio policial e de parceria com outros órgãos é uma informação que ficou clara e deverá ser transmitida aos moradores. A reunião ajudou a esclarecer a dinâmica de uma operação fiscalizadora que não se pauta somente pelo ataque à poluição sonora, uma das atribuições da Sucom, mas envolve a questão de reorganizar o espaço público e por isso requer atenção de outras instâncias da administração municipal.

http://www.jusbrasil.com.br/politica/6193064/sucom-e-associacao-de-moradores-planejam-acao-contra-poluicao-sonora

Um comentário:

  1. 2010 hein? E cá estamos em 2017 e pouco ou nada mudou! Elogiável que a AMORJAC teve esse iniciativa. Sugiro que mais uma vez acione os orgãos competentes, dessa vez para retirar e multar os responsáveis pelo uso indevido do espaço público. Me refiro às carcaças de carros que ficam estacionados na via pública, na R. Bom Juá já quase acesso estação metrô. Creio ser de uma oficina ali próximo, que certamente atua de forma irregular. Tambem na confluência da R. Bom Juá x Av. Barros Reis merece a mesma atenção. O canteiro central foi invadido e é usado ilegalmente como depósito de sucata, estacionamento de caminhões, ônibus, caçambas, etc O espaço poderia ser melhor aproveitado se tão somente o poder público se fizer presente. Uma praça com parque infantil, equipamentos de ginástica, rampa skate, etc Seria muito bem vinda para a comunidade lindeira. Merece tambem a intervenção da Prefeitura as margens do canal que margeia a R. Bom Juá: há invasões no leito do riacho, construções irregular, falta calçada e meio fio obrigando o pedestre a andar em mio à pista com grave risco de acidente. Sugiro fazer alem da obra de dragagem, o tamponamento parcial do canal o que impediria de jogarem lixo e entulho bem como possibilitaria a criação de uma praça. Espero que essas sugestões possam ser encaminhadas pela AMORJAC `PMS atraves de oficio, com o apoio e intervenção dos vereadores que foram eleitos graças aos votos dos cidadão que ali residem. Precisamos cobrar deles, dos vereadores solução para esses problemas. Fica aqui a minha modesta contribuição.

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante pois o blog foi feito para você.