segunda-feira, 23 de maio de 2011

ENCONTRO CULTURAL 1º DE MAIO 2011

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO ENCONTRO CULTURAL 1º DE MAIO 2011

Introdução
O presente texto tem por finalidade realizar um relato das atividades desenvolvidadas para que possa ser apresentado às instituições e pessoas que apoiaram, ajudaram e foram parceiros na realização do Encontro Cultural 1º de maio realizado pelo Centro Sócio Cultural 1º de maio e pelo Grupo 1º de maio. tendo em vista transparência, a probidade e publicização das intenções e ações dos organizadores e responsáveis.
Do apoio cultural
Colaboram para o evento, conforme abaixo discriminados a Empresa Gráfica da Bahia, a Secretaria SEMUR, o mandato do vereador Gilmar Santiago, a CTB, dentre outros, que tornaram possível a realização do evento.
A Empresa Gráfica da Bahia forneceu a alimentação para os dois dias do evento na razão de 50 refeições acompanhadas de refrigerante no sábado (refeições), e no domingo uma feijoada também acompanhada de refrigerante, para 50 pessoas, mas que com muito amor e solidariedade foi compartilhada por cerca de cem pessoas; forneceu também uma cota de aproximadamente 50 litros de gasolina e quatro garafões de água;
A Secretaria Municipal da Reparação disponibilizou em uma parte do sábado, uma Kombi da Prefeitura Municipal de Salvador, para transportes de grupos e artistas, 100 litros de água e com a contribuição feita ao motorista pelo tempo extra, uma vez que este foi levar a banda de regue Zavan Liv por volta das 23 horas, após o encerramento do evento, no supracitado dia.
O mandato do vereador Gilmar Santiago contribui para a divulgação do evento disponibilizando cerca de 4 horas de com carro de som antes do evento e mais quatro horas durante a realização do evento, bem como oportunizou parte do pagamento da impressão dos panfletos do evento e emprestou o projetor multimídia durante o sábado e o domingo.
A CTB colaborou com o pagamento do som durante três dias do evento e o prolabore do operador.
O sr. Valdenor cardoso doou 30 litros de guaraná para serem consumidos durante o evento.
O Sindicato dos Comérciários, através do grupo Cínicos d´Artes Cênicas doou 1000 panfletos e 20 cartazes coloridos.
O Bloco Namoral ofereceu os serviços de arte final, confecção de telas serigráficas, impressão e colagem de banners do evento
A panificadora e Lanchonete Santana doou 200 pães de queijo.
O Centro Sócio-cultural 1 º de maio, entidade proponente disponibilizou a estrutura física, o pessoal para organização do evento, pratos e copos descartáveis, cordas para instrumentos músicais, transporte de material equipamentos e pessoas, registro do evento, gastos de telefone, água, luz, limpeza, pessoal de apoio, impressão de documentos, e divulgação e realização do evento, locução para carro de som, compra de bolas e apitos para a caminhada do Movimento do Sem Teto União e Paz.
Da Organização do evento
O evento foi devidamente fundamentado, objetivos e metodologia estabelecidos, recursos e necessidades calculados, o projeto devidamente escrito. Impresso o cartaz em Kami. Estabelecidos contatos com apoiadores, lideranças, grupos culturais, construída e confirmada e a programação, colagem de cartazes, colagem de 50 banners, distribuição de cerca de 3000 panfletos entre os dias 19 e 24/04/2011, confecção de locução e veiculção de mensagem através de carro de som por duas horas na terça dia 26/04/2011, os recursos do apoio cultural para realização do evento são disponibilizados em 28/05/2011.
Durante o evento foram realizadas as seguintes atividades da programação:
1. - A presentação do Grupo Musical dos Alunos da Escola Estadual Natália Vinhaes, apresentação do
2. - Apresentação do Monólogo pela atriz argentina Janete Vargas;
3. - Apresentação do Concerto de violão de Emiliano Casacov e Pablo Zuccolo;
4. - Apresentação Grupo American Dance,
5. - Projeção do filme 5 vezes favela,
6. - Recital Poético ”Vícios de versos” por Edgar Velame,
7. - Apresentação do Grupo de Dança Corpo e Cia,
8. - Apresentação do Grupo de Rap G5 Break and brothers
9. - Apresentação musical Zavan Liv e Banda
10. - Palestra e Vídeo sobre Turismo de base comunitária
11. - Caminhada 1º de maio Movimento dos Sem Teto União e Paz
12. - Realização de bate papo sobre a crise dos movimentos sociais
13. – Exibição do Vídeo da reunião da Comunidade de Fazenda Grande do Retiro com o Governo do Estado da Bahia para discussão do Centro de Esporte, Cultura e Lazer
14. - Comemoração do Aniversário do Centro Sócio-cultural 1º de maio
15. - Feijoada Solidária consumida por quase cem pessoas
16. - Recital de Poesia com vários poetas como Edgar Velame, Joctã Liberdade, Renildo Ribeiro, Mario Artes, Walter Sena, Xuluca, dentre outros.
17. - Apresentação free-style do movimento de hip-hop local
18. - Realização de Roda de Capoeira Angola 1º de maio dos Mestre Vírgilio e Wildes e Grupo Filhos da Senzala de Mestre Alex Prisco.
19. Fala e presença do Secretário Municipal da Reparação e da Professora Universitária Gisele
Problemas verificados:
Envidamos todos os esforços para que ocorresse tudo perfeito, mas erros, falhas, adversidades e dificuldades acontecem em qualquer atividade e algumas ocorrências negativas para a realização do evento foram verificadas, vejamos:
- a chuva intensa que caiu sobre a cidade nos três dias que antecederam prejudicaram a circulação dos carros de som que divulgariam o evento pela comunidade, reiterando a panfletagem e contato pessoal com a população local, buscando uma divulgação massiva da programação do evento, sobretudo da caminhada.
- A chuva que caiu no dia 30/04/2011 também causou impacto negativo na realização da caminhada, pois, além de levar diversos grupos a desmarcarem suas presenças, o que inviabilizou parcialmente a realização da caminhada, mas mesmo assim, fomos ao local de partida com um carro de som, convocamos a comunidade para participar do evento e distribuímos panfletos até que a chuva caiu e prejudicou totalmente a realização da atividade.
- Não pagamento de cachê, pro-labore, ajuda de custo, aos grupos e atrações, é fator desagregador, pois não garante a realização em sua integralidade; sem um efetivo compromisso do grupo, ele pode desmarcar a apresentação à revelia dos organizadores, a exemplo dos grupos Harambê, Grupo 1º de maio e Grupo Palmares Inaron e de Kinho Gonçalves que não se apresentaram por motivos diversos;
- A colocação no panfleto do nome dos palestrantes, foi considerada ruím para o evento;
Aspectos positivos
O Evento apresenta vários aspectos positivos entre os quais salientamos os seguintes:
- O primeiro deles foi fazer um Encontro Cultural, captar os recursos, encontrar parceiros, estabelecer parcerias, divulgar o evento, construir, realizar a programação, mobilizar uma equipe de trabalho para realizar o evento, foi muito importante diante da crise apresentada hoje pelo movimento cultural e social, isso foi alcançado. E no tocante a Fazenda Grande do Retiro representa mais uma ação no sentido de tirar as diversas lideranças das variadas correntes políticas existentes no bairro da letargia e do pragmatismo partidário em que ora se encontram, instigando-os a ação comunitária e social na localidade, reavivando a tradição de luta da Fazenda Grande do Retiro, do Centro Social 1º de maio, do Grupo 1º de maio e de outros atores locais.
- A consolidação da parceria com a Empresa Gráfica da Bahia que nos apoiou pelo segundo ano consecutivo na realização deste evento, para nós é considerado importante, o que abre a possibilidade de novas ações conjuntas em prol do bairro.
O encontro, a reunião de artistas, lideranças, comunidade, grupos locais que ensaiam o movimento cultural, o movimento social em atividade na Fazenda Grande foi o aspecto mais importante alcançado pelo Encontro, pois existe a necessidade de retomada da organização da sociedade civil, dos movimentos sociais, para dar continuidade ao processo de aprimoramento da democracia e de melhoramento das condições de vida dos setores populares da sociedade que muito carecem, esse encontro permite o contato faca-a-face, a troca de idéias, a construção de vínculos afetivos e sociais que criam a idéia de identidade, é algo estruturante das relações e da idéia de comunidade que precisamos reconstruir.
Conclusão
Conseguimos realizar todos os objetivos a que nos propomos no projeto enviado aos apoiadores do evento, comparativamente ao encontro cultural de 2010, avançamos muito e em muitos pontos e recuamos em alguns poucos, mas o saldo foi demasiadamente positivo para o bairro de Faz Grande do Retiro onde impera a cultura de massa e a violência e mais importante ainda, são os ganhos futuros advindos desse encontro que buscou realizar uma atividade tradicional, típicamente comunitária. Muito temos que caminhar no sentido de recriar um movimento cultural e social, ou de criar um novo movimento social e cultural, contudo será necessário utilizar novas ferramentas, novas linguagens afim de abordar a juventude e os moradores da localidade.
Finalmente citamos abaixo todos aqueles que concorrem direta ou indiretamente para a realização do Encontro Cultural 1º de Maio, em ordem alfabética:
Ailton Ferreira, Ailton Plínio, Ana Romero, Assunção, Denilson, Cristina, Dona Bernadete-Egba, Edmar, Elias, Edilson Bico, Emerson Montro, Emiliano, Everaldo Augusto, Gersinho, Gilmar Santiago, Janete Vargas, João Paulo, Jorge, Lázaro Duarte, Luiz Gonzaga, Mari Jane, Messias Buraco, Mestre Alex, Mestre Uildes, Mestre Vírigilio, Mica Pires, Nal, Pablo, Pessoal do MST União e Paz, Renildo, Robson, Sheila Borges, Valdenor, Walter Sena, Yuki e Galera do Hip-Hop, Zavan Liv e banda, dentre outros.
Salvador, 03 de maio de 2011
Centro Sócio Cultural 1º de Maio
Grupo Cultural 1º de maio




































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante pois o blog foi feito para você.