terça-feira, 18 de outubro de 2011

18/10/2011 - Queda de mura na Av. San Marin causa transtornos



Moradores da Travessa Alto do Peru, na Avenida San Martin, em Salvador, estão enfrentando transtornos para transitar pela via após a queda de um muro na rua. No local existe um grande barranco que oferece risco para as crianças que brincam na área.

O pintor Luciano Sena diz que fica preocupado com a situação. “Aí é um perigo, ainda mais que minha sobrinha fica brincando de bola, e às vezes a bola cai e a gente tem que descer para pegar, é um risco. A outra parte do muro também está prejudicada”, relata.

Além desta situação, o lugar passou a ser utilizado como depósito de lixo pela população, aumentando o risco das pessoas contraírem doenças causadas por ratos e insetos. A dona de casa Edneide Alves mora em frente ao barranco, ficando a dois passos de um possível acidente. “Eu tenho medo até de abrir o portão e sair porque a gente pode escorregar e cair lá embaixo. A gente limpa, mas na mesma hora tem saco de lixo, tudo isso a gente quer evitar, pedindo uma melhoria para o lugar, porque tá horrível”, relata a dona de casa.

Segundo os moradores o muro foi construído pela prefeitura há mais de dez anos e depois dos problemas eles querem que seja construído um novo muro na avenida. “Esse muro está todo comprometido. Se esse muro cair nós vamos passar por onde? Vai interditar o caminho aqui e estamos com medo que o resto do muro acabe desabando”, observa o aposentando Gilson Ribeiro. Ele ainda informou que os moradores enviaram cópias de fotos para a Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop) da Prefeitura de Salvador e nenhuma providência foi tomada. 

Com a possibilidade de desabamento da construção, a copeira Silvana Dias aponta as dificuldades que serão enfrentadas. “O caminho vai diminuir, tem riscos para as crianças. O lixo que é jogado aí [no barranco] pode provocar dengue e trazer ratos. Então, eu chamo a atenção da população e das autoridades para que façam alguma coisa aqui porque a gente está em perigo”, afirma.

A Defesa Civil informou que já fez vistorias no local e, segundo os engenheiros, já foi enviado um ofício para a Sucop solicitando que sejam tomadas as medidas necessárias. A Sucop disse que irá fazer um estudo na travessa para a instalação de uma contenção de encosta. Mas ainda segundo o órgão será necessária a captação de recursos junto ao Governo Federal por se tratar de uma obra de grande porte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante pois o blog foi feito para você.